Make your own free website on Tripod.com
FAZENDO AS MALAS


1. PREPARANDO A BAGAGEM
Na mala de mão, leve consigo artigos de higiene pessoal, necessaire, uma muda de roupas (para não ficar na mão em caso de emergência). E leve tambem medicamentos. Pode parecer conselho de mãe, mas você deve levar todos os remédios que voce pode vir a precisar: antiinflamatórios, medicamentos contra enjôo e para desarranjos intestinais, colírio, artigos de primeiros socorros, analgésicos, antiácidos e o antigripal que voce costuma usar junto com uma receita médica por precaução. É complicado comprar remédio no exterior sem receita médica. Transporte os medicamentos em suas embalagens originais, caso leve os remédios sem receita ou embalagem coloque numa bolsa dentro da mala que será despachada. Objetos cortantes também coloque na mala de que será despachada.
Na outra mala, roupas básicas: No exterior, as pessoas se vestem de maneira simples. Em cidades grandes, a cor preta é muito usada e está sempre em moda. Para escolher as roupas, considere o clima e as normas culturais do local. No hemisfério norte, a estação eh contrária a do Brasil. Com algumas camisetas, duas ou mais camisas de manga longa, uma jaqueta ou malha, e duas ou três calças jeans, você poderá se virar. Procure levar roupas basicas e de cores clássicas, como branco, preto e caqui, pois assim voce não ira enjoar tão rápido se tiver que vesti-las muitas vezes. Leve roupas e sapatos confortáveis. Dois pares de tênis e sandálias baixas irao deixar seus pes felizes. Uma roupa social sempre é recomendável levar para eventos importantes. Sapato também é recomendável, pois existem certas casas noturnas aonde não é permitido entrar usando tênis.
Se você usa óculos, leve um par de reserva acompanhado da receita.
Identifique sua mala do seu jeito. Pode exagerar. É a melhor maneira de sua mala não ser confundida com outra parecida nas esteiras dos aeroportos. Não deixe de colocar seu nome, telefone e endereço completo.

2. LEVANDO DINHEIRO ($$$)
Levar dinheiro em cheques de viagem (travelers cheques) é mais seguro, porque em caso de furto ou perda voce pode cancelá-lo. Os travelers cheques são tão confiaveis que alguns bancos e casas de câmbio no exterior pagam por eles taxas de câmbio ligeiramente maiores até do que as que oferecem por papel-moeda.
Leve algum dinheiro trocado na moeda do país que visitará para eventuais despesas antes de trocar seus dolares no lugar de desembarque.
Nunca transporte todo o dinheiro num lugar só. Leve a maior parte consigo num money port, que é como chamam aquelas bolsinhas que se levam debaixo da roupa. E nunca coloque dinheiro na mala que sera despachada.
Leve um ou mais cartões de crédito internacional. Eles são bem aceitos em quase todos os lugares do mundo. Tenha o número dos cartões e o telefone da empresa emissora anotados para comunicar-se em caso de extravio.